A Torta de Marmelada, ou Pastafrola, como chamam na Argentina, Paraguai e Uruguai, é uma outra tradição daqueles países onde é comum saborear ela durante as tardes ou no café da manhã acompanhado por um bom cha ou um "mate" (chimarrão) em família ou com amigos, em casa ou no trabalho. Substitui muitas vezes as famosas "facturas", aqueles pãezinhos doces que são uma delicia. Ela é composta por uma massa recheada de marmelada ("dulce de membrillo" em espanhol) a qual também pode ser substituído por marrão glacé ou dose de leite.
A origem do nome vem do italiano "pasta - frolla" que no espanhol significa "pasta-brisa" ou "massa quebrada" (em português) que é aquela massa leve feita para tortas tanto salgadas quanto doces e é justamente a massa com a qual se faz o típico doce Italiano chamado "Crostata" que é de onde deriva nossa "Pastafrola". Existem vários tipos de "tortas" deste estilo, mas acreditamos que deriva deste doce italiano por causa da grande influência que trouxe a estes três países a imigração italiana começos do seculo XX.
Se diz que um grande amante da Pastafrola foi o escritor argentino Julio Cortazar. A Pastafrola ficou tão popular que você acha até nas pequenas lojas em versões menores, e já tem percorrido o mundo incluíndo o Brasil com a sua versão local, feita com Goiabada.
Agora que já sabe um pouco mais sobre este delicioso doce, veja e aprenda como fazer ele em nosso vídeo receita a continuação, e bom apetite!